quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Chasque parte de Guaíba em direção a Piratini

Secretária de Turismo do RS Abgail Pereira prestigiou a
saída da cavalgada cultural. Foto: SETUR.
A luta dos Farrapos começou a ser relembrada em Guaíba na tarde desta terça-feira(30), no Sítio Histórico do município. O cenário foi a casa de Gomes Jardim e o Cipreste, árvore com 300 anos, onde Bento Gonçalves , Onofre Pires e Gomes Jardim planejaram a invasão de Porto Alegre em 1835. Neste local histórico as autoridades e a população receberam a Cavalgada Cultural Chasque no Caminho da Costa Doce. A historiadora especialista em história de Guaíba, confirmou tecnicamente, o fato de a cidade ser considerada o Berço da Revolução Farroupilha. A professora Mirian Leão apontou ainda : “Aqui também é um lugar pedagógico é museológico”.

A secretária municipal do Turismo, Desporto e Cultura, destacou que a partir do reconhecimento oficial de Guaíba como Berço da Revolução Farroupilha o horizonte se amplia. Claudia Borges Rosa aposta numa nova fase do turismo da região

a partir da parceria forte com Estado e Agência de Desenvolvimento do Turismo da Costa Doce. “Podemos ter um dos melhores roteiros culturais e históricos do Rio Grande do Sul”, projetou.

A história dos ideais farroupilhas. Uma história de perseverança, de garra e qual nos orgulhamos tanto, lembrou a secretária estadual do Turismo em seu discurso. “ Que seja também uma história de inclusão, de igualdade e de humanidade e que possamos levar esta nossa cultura através do turismo”, disse Abgail Pereira

O prefeito em exercício destacou a coragem e a paixão dos cavalarianos da Cavalgada Cultural Chasque no Caminho da Costa Doce. “ Aqui temos valentes cavalarianos com mais de 80 anos e que partem em mais uma missão para manter vivo os ideais farroupilhas”, exaltou Marcelo Maranata.

Os 15 cavalarianos integrantes da Associação dos Cavaleiros da Cavalgada Cultural da Costa Doce saíram de Guaíba às 15h30, e a primeira parada será em Barra do Ribeiro, onde outros cavalarianos se integrarão ao grupo. Depois virão Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Canguçu e Piratini. Em todas estas cidades mais cavaleiros se agregam à cavalgada, até que um grande grupo parta de Canguçu em direção à capital Farroupilha, onde estará instalado o governo do estado.

. A Cavalgada Cultural Chasque no Caminho da Costa Doce será recebida em Piratini, pelo governador Tarso Genro no dia 11 de Setembro.

Este evento que integra a Semana Farroupilha, envolve a secretaria estadual de Turismo, Esporte e Lazer, a Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce, prefeitos, secretarias de Turismo dos municípios, - Cavaleiros da Costa Doce, Associação Brasileira de Turismo Rural do Estado do Rio Grande do Sul “Abratur-RS”, entre outros

A Secretária Abgail Pereira e o prefeito em exercício receberam placas comemorativa à Cavalgalda. O evento encerrou com a apresentação de um espetáculo teatral que encena a morte de Bento Gonçalves. O espetáculo foi exibido no interior da Casa de Gomes Jardim.

Civa Silveira - Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário