segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Chegada dos Guardiões da Centelha foi marcada pela emoção

Chegada dos Guardiões. Foto: Click - Antônia Teixeira.
Neste último sábado, 27 de Agosto, os Guardiões da Centelha concluíram a sua cavalgada de 130km, vindos de Taquara trazendo uma centelha da Chama Crioula Oficial do Estado.

A recepção foi marcada por uma bela manhã de sol e por muita emoção dos familiares, amigos, tradicionalistas e autoridades presentes. Agora a centelha repousa no saguão da prefeitura para que no dia 11 de Setembro ela seja unida à Chama do Milênio na abertura das festividades farroupilhas em Guaíba.

Texto do cerimonial de recepção:

"O Berço da Revolução Farroupilha amanhece com uma nova chama que queima pelo amor à cultura e às tradições do povo gaúcho. A reverência às nossas raízes, que se evidencia novamente nesta manhã, tem como testemunha o Cipreste centenário, o mesmo cipreste que em 1835 serviu de abrigo para que os líderes farrapos traçassem os primeiros planos do decênio heroico que marcou para sempre a história gaúcha e brasileira, e que enraizou no coração dos rio-grandenses os ideais de liberdade, igualdade e humanidade.

Da então Estância das Pedras Brancas, hoje Guaíba, os farroupilhas partiram para tomar Porto Alegre e iniciar a epopeia farrapa e é esse feito marcante que torna a nossa cidade o Berço da Revolução Farroupilha, título oficializado a nível municipal e que, no próximo dia 19 de setembro neste mesmo local, será reconhecido em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Este ano, a chama crioula ganha status nacional e comemora os 50 anos da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista gaúcho, documento que rege os tradicionalistas espalhados pelo mundo. A cidade de Taquara foi o palco escolhido para o acendimento oficial, ocorrido no último sábado, dia 20, e foi de lá que nossos guardiões, presididos pelo Sr. José Francisco dos Santos, partiram trazendo esta centelha por um percurso de 130km, abaixo de chuva, vento e bastante frio, e hoje ela chega para unir-se à chama do milênio e renovar as esperanças de um povo que não está aqui para cultuar a Guerra, mas sim para relembrar e fortalecer a coragem e os ideais farroupilhas de quem acredita em uma cidade, um estado e um mundo cada vez melhores!"

Rafael Cividini

Nenhum comentário:

Postar um comentário